Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

17/01/2013 às 09h49 - Com apoio da Lei de Incentivo, atletas de SC disputam Brasileiro de Vela  

A cidade de Porto Alegre recebe, a partir de sábado (19.01), o 39º Campeonato Brasileiro de Vela para os atletas da classe Laser. A participação dos nove velejadores do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC) – Veleiros da Ilha que disputarão a prova foi viabilizada com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Eles já estão na capital gaúcha em período de aclimatação para buscar o título do campeonato, que será a primeira prova nacional deste ano para os atletas do clube.

Os atletas foram beneficiados com hospedagem, alimentação, inscrição no evento, transporte dos barcos e técnico. “O apoio da lei foi fundamental, já que para participar dessas competições temos o gasto com a viagem e o transporte do material de competição. Estamos pensando nos Jogos Olímpicos e queremos proporcionar aos nossos atletas a melhor formação possível para competir em iguais condições com velejadores de outros países”, afirmou o gerente do projeto da entidade, Wagner Palmieri.

Além do pentacampeão brasileiro Bruno Fontes, atual número três do ranking da classe Laser pela Federação Internacional de Vela (ISAF), disputarão o título para o clube oito novos talentos da nova geração. São eles Matheus Dellagnelo, Alex Veeren, Henrique Back, Bruno Capella, Nicolas Carabelli, Maria Carolina Boabaid, Maria Cristina Boabaid e Jacques Saul Junior, acompanhados pelo técnico Henrique Boabaid.

O campeonato brasileiro será uma prévia para as próximas competições do ano. Além disso, será a primeira avaliação do nível dos competidores e aquecimento para a Seletiva Nacional da Equipe Brasileira de Vela, que acontecerá em fevereiro no Rio de Janeiro. Os atletas do ICSC – Veleiros da Ilha também participarão da seletiva com recursos da Lei de Incentivo.

Descoberta de talentos
Essa não é a primeira vez que o clube utiliza a Lei de Incentivo para dar andamento a projetos para seus atletas. Com o objetivo de incentivar o esporte também entre as novas gerações, o ICSC – Veleiros da Ilha desenvolve o projeto Talentos Olímpicos, que busca novos atletas da modalidade nas escolas municipais, estaduais e federais de Florianópolis. “Ver os atletas do clube participando de competições é importante não somente para os atletas que estão lá, mas também para motivar os que treinam em nosso projeto. Estamos pensando em estabelecer um legado para a modalidade”, ressalta Wagner.

Atualmente, são beneficiadas pela iniciativa 40 crianças que praticam vela na estrutura oferecida pelo clube. Também por meio da Lei, foram adquiridos seis veleiros da classe Optimist, que são utilizados nesse projeto.

Confira a reportagem em áudio:




Confira reportagem em vídeo da TV NBR sobre a Lei de Incentivo ao Esporte:



Paula Braga, com informações do ICSC – Veleiros da Ilhas
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: