Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Programa Esporte e Lazer da Cidade


FUNCIONAMENTO DE NÚCLEOS DO PELC, em órgãos públicos federais, estaduais, municipais e organizações não-governamentais. As principais metas deste grupo de ações são a formação de gestores e lideranças comunitárias, no tocante as possibilidades e importância do desenvolvimento de políticas públicas de esporte e de lazer, além de favorecer a integração comunitária, a elevação da auto-estima dos participantes e contribuir com o acesso a estes direitos sociais.

FUNCIONAMENTO DE NÚCLEOS DO PELC PARA TODAS AS IDADES

Promove o desenvolvimento de atividades educativas de esporte recreativo e lazer, incluindo o de criação nacional e de identidade cultural, para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiências, em núcleos com atividades sistemáticas como oficinas de esporte recreativo, jogos danças, ginástica, teatro, música, orientação a caminhada, capoeira e outras dimensões da cultura local, bem como a organização popular, na realização de macros eventos de lazer.

FUNCIONAMENTO DE NÚCLEOS DO PELC VIDA SAUDÁVEL

Promove o desenvolvimento de atividades educativas de esporte recreativo, de lazer e físicas, para pessoas com idade acima de 45 anos, atendendo pessoas com deficiências, em núcleos com atividades sistemáticas como oficinas de esporte, dança, ginástica, teatro, música, orientação a caminhada, capoeira e outras dimensões da cultura local, bem como a organização popular, na realização de macros eventos de lazer.

FUNCIONAMENTO DE NÚCLEOS DO PRONASCI/PELC

Em parceria com o Ministério da Justiça, integrando o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), de enfrentamento à violência e voltado para jovens de 15 a 24 anos, fomenta o desenvolvimento de atividades físicas, jogos, oficinas artísticas e culturais, skate, salas de leitura e de discussão de filmes, artes marciais, capoeira, ginástica e outras, específicas da cultura juvenil local, seguindo os moldes do Programa, atentando para as necessidades e interesses da juventude.

REDE CEDES – Centros de Desenvolvimento de Esporte e Lazer: Fomento de estudos balizados por referenciais teóricos originários das ciências humanas e sociais e por meio da interlocução com grupos de pesquisa consolidados e/ou em processo de consolidação - vinculados a instituições de ensino superior e/ou institutos de pesquisa e sociedades científicas -, tendo em vista a qualificação e o aperfeiçoamento das políticas públicas de esporte e de lazer.

Os estudos são desenvolvidos segundo as seguintes linhas de pesquisa:

  1. Memória da educação física, do esporte e do lazer no Brasil.
  2. Perfil do esporte e do lazer dos estados e municípios brasileiros.
  3. Avaliação de políticas públicas e programas de esporte e lazer (desenvolvidos pelo governo federal, em particular os Programas do Ministério do Esporte: Esporte e Lazer da Cidade, Segundo Tempo, Pintando a Liberdade, Bolsa Atleta).
  4. Novos programas sociais de esporte e lazer de alcance nacional (estudos que subsidiem o atendimento de demandas específicas como: fases da vida, gêneros, etnias/raças, deficientes, famílias, populações rurais, populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas, manifestações de identidade nacional, etc).
  5. Observatório do esporte (estudos sobre torcidas organizadas, violência no esporte, mídia esportiva, políticas públicas de esporte, legislação esportiva, educação olímpica, esporte escolar e universitário, megaeventos esportivos, futebol, políticas de esporte e lazer no âmbito internacional, dentre outros temas).
  6. Programas intersetoriais (estudos que subsidiem ações integradas do esporte e lazer com outras áreas da política pública brasileira: educação, saúde, justiça, trabalho, juventude, cultura, desenvolvimento social, meio ambiente, turismo, dentre outras).
  7. Gestão do esporte e do lazer (estudos sobre planejamento, gestão de pessoas, atividades, ação comunitária, animação sociocultural, intergeracionalidade, metodologias, controle social e outros temas que qualifiquem a gestão do esporte e do lazer).
  8. Infra-estrutura de esporte e lazer (estudos sobre implantação, manutenção, uso, animação sociocultural, acessibilidade, novas tecnologias de infra-estruturas prioritariamente públicas, dentre outros).
  9. Sistema Nacional de Esporte e Lazer (estudos sobre fundamentos e referências, eixos e marcos legais, redes de interações, dentre outros aspectos fundamentais para a criação e implementação do Sistema Nacional de Esporte e Lazer).

PRÊMIO BRASIL DE ESPORTE E LAZER DE INCLUSÃO SOCIAL

Criado em 2008, o Prêmio tem como objetivos incentivar, apoiar e valorizar produções científicas, tecnológicas e pedagógicas que contribuam para a qualificação e inovação de políticas públicas de esporte e lazer de inclusão social é realizado bianualmente concurso com conseqüente premiação e difusão dos três primeiros trabalhos classificados, por mérito, em cada uma das cinco Categorias do Prêmio, a saber:

Categorias co Premiação Regional

  • Categoria 1: Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e Pesquisas Independentes
  • Categoria 2: Monografias de Graduação e Especialização Lato Sensu
  • Categoria 3: Relatos de Experiências

Categorias com Premiação Nacional

  • Categoria 4: Ensaios
  • Categoria 5: Mídias
    • 5.1. Jornalismo Impresso
    • 5.2. Telejornalismo
    • 5.3. Fotojornalismo
    • 5.4. Webjornalismo
    • 5.5. Áudio visual educativo

EVENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DE ESPORTE E LAZER: Apoio e/ou realização de conferências, congressos, seminários, palestras, reuniões técnicas, entre outros eventos de abrangência nacional e/ou internacional, promovendo intercâmbios científicos e tecnológicos, assim como a divulgação, transmissão e disponibilização, em meios eletrônicos e impressos, dos registros relativos aos conteúdos desenvolvidos. São apoiados projetos de educação física, esporte e lazer nacionais e/ou internacionais, desenvolvidos em continuidade, selecionados pela SNDEL, dentre os inscritos nesta Secretaria e conforme a disponibilidade orçamentária para esta ação.

EVENTOS INTERDISCIPLINARES DE ESPORTE E LAZER

Apoio a projetos de eventos de natureza interdisciplinar, de abrangência nacional,articulando a discussão sobre esporte recreativo e lazer, inclusive de criação nacional e identidade cultural, com temas afetos ao meio ambiente, à educação, à cultura e à saúde, dentre outras ações transversais e considerando a disponibilidade orçamentária para esta ação.

FORMAÇÃO DE GESTORES, AGENTES COMUNITÁRIOS E FORMADORES

Em parceria com universidades, ministérios e outros órgãos públicos, realização de cursos, palestras e seminários presenciais e à distância sobre políticas públicas de esporte e lazer.

COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIO TÉCNICO-CIENTÍFICO

Promoção de ações de cooperação e intercâmbio institucional, em âmbito nacional e internacional, com vistas ao fomento do desenvolvimento do esporte e do lazer a partir da troca de conhecimentos e experiências, estudos e pesquisas.

CEDIME - Centro de Documentação e Informação do Ministério do Esporte:

Centros de Memória e Museus: Apoio à pesquisa, organização e catalogação, bem como recuperação, preservação, conservação e segurança de acervos, conforme projeto museológico do Centro (temática, evento, história de vida, etc). Os centros de memórias e museus têm como funções principais a pesquisa, digitalização, catalogação, preservação, restauração, conservação, segurança de acervos e disponibilização ampla de seus acervos, conforme sua política museológica, gerando oportunidades de produção permanente de novos acervos, consulta, intercâmbio, participação de pesquisadores e comunidades interessadas nas informações relacionadas à especificidade de seu acervo.

Apoio a Periódicos: Apoio a periódicos brasileiros que registram, difundem e compartilham publicamente (por meio impresso e digital) o conhecimento construído nas áreas da Educação Física, do Esporte e do Lazer, contribuindo com o avanço qualitativo dos estudos e experiências desenvolvidas nestas áreas.

Publicação: produção e difusão de publicações impressas e digitais de esporte e lazer, que possam contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico e pedagógico das políticas públicas nestes campos.

Repositório da Rede CEDES: espaço para a preservação da produção da Rede CEDES através do arquivamento, discussão, acesso, democratização e publicização das pesquisas e publicações dos seus pesquisadores. O repositório permite o gerenciamento da produção científica na forma digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo.