Histórico

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, Organização Internacional criada em 17 de julho de 1996, com sede em Lisboa, Portugal, é constituída pelos seguintes Estados Membros: Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Concebida com o propósito de reforçar os tradicionais laços de solidariedade e fraternidade já existentes, a CPLP tem se revelado  importante mola propulsora do estreitamento das relações entre os povos que tem a Língua Portuguesa como um dos emblemas da sua identidade. Para isso tem contribuído em escala crescente o intercâmbio desportivo entre os jovens desta comunidade, através do qual se estabelecem liames que aprofundam o reconhecimento, o respeito mútuo e a convivência harmoniosa.

Os jogos desportivos da CPLP visam  proporcionar momentos de salutar convívio entre os jovens desta comunidade, construindo uma ponte de comunicação permanente entre si, além de forjar uma consciência solidária que promova a plenitude da sua formação humana, numa época essencialmente marcada por profundas e rápidas transformações de nível global.

O evento constitui o corolário natural da vontade firmemente manifestada pelos nossos países de continuar a trilhar juntos o mesmo caminho, demonstrando que é possível forjar e sedimentar o sentimento de unidade em torno dos mesmos objetivos e idéias no concerto mundial das nações, apesar da dispersão geográfica que os caracteriza.

Reconhecendo no Desporto um fator cultural indispensável à formação plena da pessoa humana e conseqüentemente ao desenvolvimento da sociedade, o surgimento dos Jogos das CPLP veio dar corpo a um dos principais instrumentos da cooperação no domínio do Desporto e é, por si, um exemplo de vontade na edificação e consolidação da amizade e irmandade que caracteriza a Comunidade dos Países que falam o Português.

Assim sendo, Portugal fez questão de acolher a I edição dos Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa, em setembro de 1993. Neles participaram cerca de 500 jovens de ambos os sexos, de 15 a 16 anos de idade, vindos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Em 1995, os II Jogos da CPLP foram realizados na cidade de Bissau, com a participação de 300 jovens de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé Príncipe. Nesse mesmo ano, Moçambique candidatou-se à organização dos III Jogos.
Maputo acolheu o evento em 1997, entre 13 e 18 de setembro. Ao todo foram 500 participantes de todos os países falantes do Português, que competiram nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futebol e Tênis de Campo.

Cabo Verde candidatou-se, em 1997 à organização dos IV Jogos, projeto que se tornou realidade apenas em 2002. A Cidade da Praia, entre 20 e 28 de julho recebia 470 participantes de quase todos os países do grupo. As modalidades eleitas dessa vez foram as de Handebol, Basquetebol e Voleibol de Praia, em ambos os sexos; por seu turno, apenas os rapazes competiram em Futebol naquele ano.

Em 2005 realizou-se a quinta edição dos jogos em Luanda, capital de Angola com as seguintes modalidades: Handebol feminino, Basquetebol masculino, Desporto Adaptado(atletismo), Futebol de campo masculino, Tênis (masculino e feminino) e Voleibol de Praia(masculino e feminino). Desta feita, participaram: Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Em 2005, nos V Jogos, em Luanda/Angola, o Brasil foi representado com uma delegação composta por 89 pessoas entre atletas, comissão técnica, árbitros, dirigentes, médicos e apoio médico e sagrou-se campeão em cinco das sete modalidades disputadas.

Em 2008 o Brasil, por intermédio do Ministério do Esporte, assume a organização da sexta edição do evento com a pretensão de realizar os maiores Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, envolvendo diretamente, 744 participantes dentre atletas, comissão técnica, árbitros, médicos e apoio médico(enfermeiros e fisioterapeutas).

Os jogos acontecerão no Rio de Janeiro, no período de 24 de julho a 02 de agosto de 2008 e envolverá nas disputas seis modalidades esportivas: Atletismo para pessoas com deficiência, Basquetebol feminino, Futebol masculino, Handebol masculino, Tênis masculino e feminino, e Voleibol de Praia masculino e feminino.

As competições, na sua maioria (Atletismo para pessoas com deficiência, Basquetebol feminino, Futebol masculino e Tênis masculino e feminino,) acontecerão nas instalações esportivas da Fortaleza de São João, onde localiza-se a Escola Superior de Educação Física do Exército Brasileiro.

O Voleibol de Praia masculino e feminino será realizado nas quadras da Praia do Leme e o Handebol masculino, possivelmente, em instalações próximas à orla de Copacabana.